Mindset – Prevençáo do Bullying com um pensamento positivo

bullying

Nome do Projeto: Mindset – Prevençáo do Bullying com um pensamento positivo
Número do Projeto: 2020-2-NL02-KA205-002994
Âmbito: Erasmus+ – Parcerias Estratégicas para a Juventude

A visão do projeto:

A visão do projeto é prevenir ou mitigar a ocorrência de discurso violento / agressivo e bullying na internet com a educação e promoção de um pensamento positivo. Forneceremos aos nossos técnicos de juventude, líderes e jovens adultos os métodos, ferramentas e orientação necessários para alcançar o nosso objetivo.

Identificação do problema:

Quando se trata de redes sociais, não é nenhum segredo que o cyberbullying prevalece, principalmente entre adolescentes e jovens adultos. É muito fácil intimidar e dizer o que quiserem por trás da segurança dos seus nomes de utilizadores e dispositivos. 

Na verdade, aproximadamente 34% dos alunos pesquisados ​​pelo Centro de Pesquisa de Cyberbullying já sofreram com o cyberbullying nas suas vidas. Cyber ​​”agressores / vítimas” estavam fortemente envolvidos em formas “tradicionais” de bullying – 64% foram intimidados e 66% intimidaram outras pessoas. Num estudo com estudantes do ensino básico, 61% das “vítimas” cibernéticas também relataram ter sido vítimas de bullying “tradicional”; 55% dos “agressores” cibernéticos também disseram que intimidaram outras pessoas de “formas tradicionais”. (https://bit.ly/MindOfABully)

A nossa solução para o problema – aplicar psicologia positiva e promover uma mentalidade/pensamento positivo.

A psicologia positiva é um estudo científico do que faz as pessoas prosperarem e concentra-se em comportamentos que podem levar a um estado de espírito mais otimizado para levar a ações mais práticas, como a terapia cognitivo-comportamental (TCC). Mas, em comparação com a TCC, a psicologia positiva concentra-se mais no que já é funcional; concentra-se em pontos fortes em vez de fraquezas (Martin Sellingman, pai da psicologia positiva moderna – https://bit.ly/PositivePsychologyDef). A positividade melhora a vida, o local de trabalho, a família e a sociedade como um todo.

Grupos-alvo:

1 – Técnicos de Juventude / Líderes Juvenis
2 – Jovens adultos (maiores de 18 anos)

Resultados esperados do projeto:

MINDSET é um programa educacional que tem a missão de prevenir o cyberbullying antes que aconteça, promovendo uma mentalidade positiva nas pessoas. 

O programa de formação de instrutores MINDSET vai ajudar a facilitar a formação dos nossos instrutores de jovens de acordo com o programa educacional desenvolvido, adicionando técnicas, métodos e ferramentas específicas.

Os Guias MINDSET para técnicos de juventude irão fornecer orientação permanente em papel e formato eletrónico – um guia passo a passo para técnicos de juventude e adultos jovens para ajudar a construir e promover uma mentalidade positiva nas pessoas. Também criaremos e desenvolveremos um site que oferecerá informações sobre como promover uma mentalidade positiva em geral e como combater o cyberbullying. 

Participantes

O projeto terá uma duração de 24 meses e inclui um parceiro de 9 países diferentes. Em todos os países, ajudaremos a educar o promotor do projeto que facilitará o uso de todos os resultados do projeto. A educação será realizada em 18 centros juvenis em países parceiros e envolverá 36 técnicos de juventude para a implementação dos resultados do projeto piloto. Grupos de implementação de técnicos de juventude / promotores do país irão testar o formação de formadores e desenvolver um programa sobre LTT, onde aprenderão as competências necessárias para evitar que as pessoas se tornem agressores, promovendo com sucesso uma mentalidade positiva.

Impacto e benefícios do uso de nossos resultados no grupo destinatário final:

  • Impacto no desenvolvimento da mentalidade positiva do participante
  • Estilo de vida melhorado e prevenção de bullying online e offline
  • Possibilidade significativamente reduzida de recorrência de bullying online
  • Concentração no lado positivo da vida em vez de insistir nos problemas
  • Lidar melhor com qualquer tipo de problema na vida futura