Free Kids – Overparenting – Allow your children to make mistakes

freekid

Nome do Projeto: Free Kids – Overparenting – Allow your children to make mistakes
Projeto Nº: 2020-1-PT01-KA204-078497
Âmbito: Erasmus+ – Parcerias Estratégicas para a Educação de Adultos

Vivemos num milênio em que a maioria dos pais protege demais os seus filhos, mantendo-os longe de aprender e evoluir para adultos independentes. 

Com base em pesquisas realizadas, aferimos que a “super proteção” na paternidade é a principal causa da falta de independência das crianças e que consequentemente leva a que as crianças tenham dificuldades em lidar com obstáculos diários. É bom que os pais se envolvam na vida dos filhos, todavia a proteção ou controlo excessivo atrasa o desenvolvimento das crianças como indivíduos únicos, por não poderem vivenciar lições essenciais de vida, como perder o medo do fracasso ou agir de forma independente, ver e vivenciar por si o que é certo ou errado e entrar em contato com as responsabilidades. 

Os pais estão presentes na vida dos filhos para lhes dar apoio e orientação emocional, e não para viver a vida dos filhos ou cumprir as suas obrigações quotidianas.

Objetivos do projeto;

O principal objetivo do projeto é melhorar o bem-estar geral e o crescimento físico e mental das crianças, diminuindo os comportamento de superproteção dos pais. 

É crucial que os pais dêem orientação aos seus filhos de tal maneira que, embora os estes dependam dos pais, sejam capazes de tomar as suas próprias decisões e que os pais estejam lá para apoio e conselho em vez de tomarem decisões por eles. 

Vamos equipar professores e pais com ferramentas e conhecimentos para ajudar em diferentes espectros na educação das crianças e ao mesmo tempo diminuir os fatores de stress para os pais.

Grupos-alvo

Neste projeto temos dois grupos-alvo principais: (1) professores e (2) pais, que irão adquirir e desenvolver competências específicas. 

Os Pais irão:

  • aprender competências e técnicas de Mindfulness – Mindfulness é atualmente discutido com frequência como um tratamento para muitas coisas, incluindo ansiedade e depressão severa, dor crónica e sensação de estar sobrecarregado pela vida moderna, alívio do stress, entre outras.
  • aumentar a consciência de que diferentes técnicas permitem melhorar os seus estilos parentais
  • desenvolver competências de TIC através do uso de tecnologia avançada

Os professores irão:

  • Aprender e melhorar competências de TIC
  • Desenvolver técnicas de marketing digital ao mesmo tempo em que irão auxiliar no desenvolvimento do portal e-learning

Além disso, os grupos-alvo usarão os resultados do nosso projeto para:

– consciencializar os pais sobre o impacto negativo da paternidade excessiva na saúde física e mental de crianças e dos próprios pais
– saber como detectar oportunamente boas e más técnicas parentais
– saber como implementar técnicas parentais modernas na vida familiar quotidiana e no ambiente escolar
– saber como implementar uma educação construtiva como parte da formação de professores

O resultado será a educação / formação de professores e pais para entender completamente os padrões de comportamento das crianças, resolvendo maus hábitos parentais e substituindo-os por abordagens inovadoras que irão melhorar o bem-estar e a independência das crianças. Além disso, os fatores de stress dos pais serão reduzidos com a prática de Mindfulness.

Como resultado do nosso projeto, iremos fornecer:

  • Manual de boas práticas na prevenção da paternidade excessiva e na melhoria do bem-estar das crianças
  • Cursos de Formação FREE KIDS para professores
  • Manual para professores com plano de aulas
  • Manual de boas práticas para pais
  • Estabelecimento do portal eletrónico FREE KIDS em colaboração com o e-twinning para uma intervenção rápida em situações de stress parental